domingo, 25 de novembro de 2012

Audiência pública é realizada em Manicoré

Foto: Edy Lima.

O município de Manicoré por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), alinhado ao que prevê a Lei Federal da Política Nacional de Resíduos Sólidos – 12.305 de 02 de agosto de 2010 promoveram no último sábado (24) de novembro a elaboração do Plano Municipal de Resíduos de modo a atender as exigências da lei, bem como planejar e executar ações que promovam sustentabilidade ambiental refletindo na qualidade de vida de toda a municipalidade.

A audiência pública de apresentação e discução do plano municipal de gerenciamento integrado de resíduos sólidos aconteceu no Teatro Ana Elizabeth, da Escola Educandário Nossa Senhora das Graças as oito da manhã do último sábado e contou com a presença do Excelentíssimo Prefeito Municipal de Manicoré Lúcio Flávio do Rosário,Secretário Manoel de Paula da (Semapa),Secretária Municipal de Educação senhora Elda Lúcia,Professor Bosco França,o Secretário de Meio Ambiente(Semades),senhor Antonio Jorge, a senhora Francivânia do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB),Secretário Municipal de Administração senhor Kennedy Machado,Funcionários da Prefeitura e a população em geral.

Atualmente, vivemos num ambiente onde a natureza é profundamente agredida. Toneladas de matérias-prima, provenientes dos mais diferentes lugares do planeta, são industrializadas e consumidas gerando rejeitos e resíduos, que são comumente chamados de lixo. Seria isto lixo mesmo? Lixo é basicamente todo e qualquer material descartado, proveniente das atividades humanas.

É importante lembrar que o lixo gerado pelo homem é apenas uma pequena parte da montanha gerada todos os dias, compostas pelos resíduos de outros setores. Os diferentes tipos de lixo se classificam de acordo com sua origem:

Dos espaços públicos: como ruas e praças, o chamado ‘lixo de varrição, ’com folhas, terras e entulhos.

Dos estabelecimentos comerciais: com restos de comida, embalagens, vidros, latas e papéis.

Das casas: com papéis, embalagens de plásticas, vidros, latas, restos de alimentos, rejeitos.

Das fabricas: com rejeitos sólidos e líquidos. É de composição variada, que depende dos  matérias e processos usados.

Dos hospitais, farmácias e casas de saúde: um tipo especial de lixo, contendo agulhas, seringas e curativos; "lixo patogênico”, o que produz inúmeras doenças.

REDUZIR - Podemos reduzir significativamente a quantidade de lixo quando se consome menos de maneira mais eficiente, sempre racionalizando o uso de materiais e de produtos no nosso dia a dia. A título de exemplo, é possível editar e revisar documentos na tela do computador, antes de recorrer a cópias impressas; obter fotocópias em frente e verso; 
publicar informativos mensais ou semanais ao invés de produzir diversos memorandos; usar quadros de avisos para leitura coletiva, em substituição a circulares; omitir envelopes para correspondências internas; usar mais eficientemente os materiais de nosso cotidiano, como pilhas, pastas de dentifrício, sapatos, roupas, etc. Uma observação considerável: os restaurantes que servem comida a quilo estão fazendo o maior sucesso: o mínimo desperdício possível.

A audiência publica foi bastante proveitosa. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário