sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Campanha contra sarampo e paralisia infantil deve imunizar 4.800 em Manicoré

O Brasil não registra casos da doença há 25 anos


Enfermeiro Alex Oliveira disse que no município de Manicoré cerca de 4.800  (Foto: Alogoas24horas)


O enfermeiro Alex Oliveira lotado na Secretaria Municipal de Saúde do Município de Manicoré (SEMSA) esteve na parte da manhã de quinta-feira (06), no programa de rádio ‘Gerando Oportunidade’. Apresentado pelo radialista Edy Lima. O foco da conversa foi a Campanha contra sarampo e paralisia infantil. Alex explicou, respondeu e tirou dúvidas dos ouvintes que ligaram para o programa.


Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de 5 anos. A estimativa é promover a vacinação de 305 mil crianças no Amazonas. O Ministério da Saúde distribuirá cerca de 344 mil doses da vacina.


Enfermeiro Alex Oliveira disse que no município de Manicoré cerca de 4.800 (Quatro mil e oitocentas), crianças sejam vacinadas, ou seja, a estimativa é que a campanha em Manicoré imunize 95% das crianças Manicoreense. “A poliomielite é uma doença contagiosa que afeta principalmente crianças com menos de 5 anos. Ela pode causar paralisia em algumas horas e, em alguns casos, ser fatal, por isso as mães não podem deixar de vacinar seus filhos”. Disse Alex.

O enfermeiro Alex Oliveira disse ainda que “O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina”.

A ação começa no sábado (8), em Manicoré. Para a realização da campanha, estarão disponíveis todos os postos espalhados pela cede do município inclusive Igrejas, 30 profissionais de saúde vão está na campanha de vacinação, isso só na cidade. Para o interior, outra equipe será destinada.

O Brasil não registra casos da doença há 25 anos.
Segundo o Ministério da Saúde distribuirá, 482 mil doses da vacina oral poliomielite (VOP) – vacina em gotas – serão enviadas ao estado. No entanto, é recomendada às Coordenações Estaduais de Imunizações a disponibilização da vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado.

Edy Lima DRT/AM 1823



Nenhum comentário:

Postar um comentário