sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Mais uma Universidade Federal para o Amazonas


Segundo ele, estudos realizados por sua assessoria demonstraram que existem estados brasileiros que possuem até 11 universidades federais


Já entreguei documento à mesa da Assembleia Legislativa propondo essa alteração(Ilustração/Internet)

O deputado José Ricardo (PT) anunciou, nesta quarta-feira (16), que irá fazer a apresentação de uma indicação ao Governo Federal  solicitando a construção de mais uma Universidade Federal no Amazonas. Segundo ele, estudos realizados por sua assessoria demonstraram que existem estados brasileiros que possuem até 11 universidades federais, como é o caso de Minas Gerais, e o vizinho Estado do Pará que possui quatro universidades federais. “Por que nós, no Amazonas, que temos uma área imensa e um grande contingente populacional não podemos ter duas universidades federais?”, indagou.




Segundo José Ricardo, o Amazonas possui, hoje, uma grande concentração de pessoas que cursaram o ensino médio mas não tem a chance de cursar o nível superior, porque faltam universidades estadual ou federal. Para o parlamentar, pelo menos dois terços do Amazonas não são servidos por universidades, “o que impossibilita que o grande contingente escolar galgue os degraus do terceiro grau”, afirmou.



José Ricardo acredita que, com mais uma universidade do Governo Federal implantada no Amazonas, pelo menos parte do problema será resolvido. “Apesar de já existirem universidades federal, estadual e o próprio Ifam no interior do Estado, ainda faltam locais para que os estudantes, sejam atendidos”.



O parlamentar destacou ainda, em seu discurso, o Dia da Ciência e Tecnologia e disse que o Amazonas dispõe, hoje, de vários organismos voltados para a tecnologia, mas faltam recursos para que todos os projetos propostos sejam desenvolvidos. Segundo José Ricardo, o Estado que já mantém a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) poderia dispor de 2% do seu faturamento líquido para doar ao órgão, ao invés de apenas 1% como faz atualmente. “Já entreguei documento à mesa da Assembleia Legislativa propondo essa alteração”, anunciou.



Com Informação da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário