quarta-feira, 25 de julho de 2012

Governador Omar Aziz lança programa Amazonas Rural.

Foto: Alex Pazuello.

 O governador do Amazonas, Omar Aziz, lança nesta quarta-feira, 25 de julho, o programa Amazonas Rural, que dará um novo impulso à economia do Estado, a partir do setor primário. O programa consiste em um pacote de medidas com a finalidade de aumentar a produção, a fim de tornar o Amazonas autossuficiente em alimentos e produtos agroflorestais, dinamizar a economia dos municípios, gerando riqueza e oportunidades de emprego a partir da criação de mais de 200 mil ocupações, além de estimular o desenvolvimento sustentável, através da consolidação de culturas tradicionais, como peixe, fibras, borracha, frutas regionais, manejo madeireiro e a pecuária. 

A solenidade será no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no Campus Universitário (Avenida General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, nº 3000, Coroado I, zona leste), a partir das 10h. Na ocasião, o governador Omar Aziz vai assinar mensagens governamentais, que serão encaminhadas à Assembleia Legislativa do Estado (ALE) para a criação de quatro leis – Lei Geral de Política Agrícola, Lei que cria a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), Lei Geral da Aquicultura e Lei que institui o Programa de Incentivo ao Uso de Insumos Agropecuários, Semoventes, Máquinas e Equipamentos Agrícolas (Proinsumos). 

O objetivo é aprimorar e atualizar a legislação que regulamenta a atividade agrícola e o setor primário no Estado. Também haverá entrega simbólica de implementos agrícolas e de carta de crédito para agricultores, de kits sangria para seringueiros, além da assinatura de vários termos, entre eles o de Adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Termo de Parceria com o Banco do Brasil e Banco da Amazônia para estimular, por meio de financiamento de tratores, a mecanização do processo de produção agrícola. Entre outros atos referentes à implantação do Amazonas Rural, haverá a assinatura do Edital do Programa de Residência Agrária, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Fonte: Antonio Lopes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário