sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Campanha Mundial de Combate a AIDS/HIV são realizados em UBSs em Manicoré

Foto: Edy Lima Policlinica João Pereira de Oliveira.


A Prefeitura Municipal de Manicoré (PMM), através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove desde o dia 27 de novembro a Campanha Mundial de Combate a AIDS no município de Manicoré, sendo que a campanha se encerra hoje 30 de novembro de 2012, a campanha teve inicio na última terça-feira no UBS Lorival dias, sendo realizada distribuição de preservativos, palestras, teste rápido para detecção do HIV e muito mais.

Na quarta-feira dia 28 a campanha foi realizada no UBS Mãe Laurinda, com atendimento das sete da manha às onze horas, tendo um intervalo para o almoço, retornado às treze horas indo ate às dezessete horas, dia 29 foi à vez do UBS Lucy Cavalcante que fica nas dependências do Tiro De Guerra 12002 em manicoré e fechando a campanha na Policlínica João Pereira de Oliveira, sendo que um dia antes, ou seja, na quinta-feira a enfermeira Josely Colares falou a respeito da campanha mundial no programa gerando oportunidades. 

Dia 1 de dezembro de 2012 será o Dia Mundial de luta contra a AIDS, isso só aconteceu por causa de uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos.

Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. 

O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. 


Previna-se: Use Camisinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário