segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

1ª Exposição de arteterapia é realizada em Manicoré

Fotos: Edy Lima. Equipe do Caps e pacientes.
Sobre a responsabilidade da Doutora Psicóloga Naira e de toda a equipe de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), realizaram na última sexta-feira a 1ª Exposição de Arte Terapia em Manicoré, o evento aconteceu no próprio Caps e contou com a presença da 1ª dama do Município de Manicoré Nilcione Colares que foi acompanhada de sua mamãe a Ex-vereadora Doralice Azevedo, a exposição teve a presença de empresários da cidade, de vários profissionais da área da saúde e de familiares dos pacientes do caps.

As pessoas presentes assistiram as apresentações desenvolvidas pelo os pacientes do caps, que de alguma forma são especiais, com o microfone nas mãos eles cantaram junto com a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e cada um falou de seus próprios sentimentos para a platéia que era pra lá de animada, após os agradecimentos de cada um, veio à vez do público presente assistir um filme no telão com as atividades realizadas pelos profissionais com os pacientes, atividades essas tais como passeio no sitio, passeio nas chácaras que ficam ao redor do município, brincadeiras e até banho de piscina de águas naturais.

Enquanto rolava a exposição os visitantes podiam fazer um TUR, ou seja, visitar cada Alá do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), durante a programação teve vários sorteios de brindes, exposição de artesanatos feitos pelo Centro Juvenil Salesiano (CJS), artesanatos feitos pelo CRAS, leilão de lindos arranjos natalinos feito com matérias recicláveis, depois de varias atividades aconteceu à parte mais esperada da programação a “Rifa”, os prêmios da rifa era um Kit Beleza oferecido por uma loja da cidade e o outro era um Táblete novinho na caixa.

Esse tipo de exposição pode contar com a participação da família e da comunidade, que são muito importantes para o processo de reabilitação e reinserção das pessoas portadoras de transtorno mental, pois produzem um grande e variado conjunto de relações de troca, reforçando os laços sociais e afetivos e proporcionando maior inclusão social desses membros.

Artesanatos: CRAS/CJS.
 A proposta de cuidado ao portador de transtorno mental no interior dos CAPS é baseada em ações que visam a sua reabilitação psicossocial, pela busca de autonomia e de cidadania, ressaltando a integridade e as influências biopsicossociais no tratamento a ser executado.
 Dessa forma o CAPS será um instrumento que viabiliza a relação entre a família e usuário e entre o usuário e a instituição, incentivando a participação dos familiares, profissionais, e da comunidade nos projetos propostos a fim de gerar uma parceria.

A 1ª Exposição Arte Terapia teve como apresentador o Radialista Edy Lima, que saiu maravilhado com os trabalhos que são desenvolvidos pelos profissionais da área para com os seus pacientes que são sem sombra de dúvidas pra lá de especiais. ”Podemos sim... Aprender e muito com esses indevidos que são de uma pureza no coração incalculável”. Disse o apresentador emocionadíssimo.               

Nenhum comentário:

Postar um comentário