Alguns detalhes na direção como avançar com cuidado, sem trocar a marcha, de preferência de primeira, previne riscos de acidentes nos dias chuvosos do AM
| Passar em alta velocidade pode causar dano ao carro, como água no motor, e à visibilidade de outros motoristas. |
Nessa
época do ano, as chuvas começam a atormentar o trânsito manauara,
principalmente em função dos alagamentos. Mas se você conhecer bem a
pista e a água não estiver passando do assoalho do carro, a dica é
avançar com cuidado, sem trocar a marcha, de preferência de primeira, e
em baixa velocidade.
É o que diz o
mecânico automotivo Geraldo Pereira, que tem mais de 40 anos de
experiência. Segundo ele, a troca de marcha ao passar por uma área
alagada pode queimar o sistema de
Embreagem
“O
conjunto de embreagem liga a potência do motor ao câmbio, então se
entra água, a caixa de marcha perde aderência”, explica. A esse ato de
perder aderência também é usado o termo “patinar”.
Velocidade
Outra
dica para passar por áreas alagadas é diminuir a velocidade. . “É
arriscado o motor aspirar água para dentro, o que chamamos calço
hidráulico”, diz ele. O carro para na hora.
Nesse
caso, o ele explica que o ideal é, se possível, primeiramente tentar
tirar o veículo da região alagada. Depois, deve-se ligar o motor e
esperar o sistema de embreagem aquecer. Passados alguns minutos, o
sistema de embreagem finalmente aquece, a ponto de secar a caixa de
embreagem. O carro, portanto, pode voltar a andar perfeitamente.
Preso no chão
Pneus,
suspensão e amortecedores. Eis os componentes cujo bom estado é
imprescindível para um melhor nível de segurança sua e de sua família.
“Esses três é que dão aderência do carro ao solo. Em época de chuva tem
que verificar isso”, diz Geraldo Pereira.
A
vida útil dos pneus é em média de três anos, mas sujeita a grandes
variações. “Depende do uso. É por isso que em uma corrida de Fórmula 1,
às vezes é preciso trocar um pneu ‘novinho’ que já está gasto”, diz ele.
Já
quanto à suspensão e aos amortecedores, sua vida útil pode ser
verificada na revisão do veículo, que deve ser feita a cada 15 mil
quilômetros rodados.
Condução responsável
O
período de chuvas também é vilão das laterias, mas além do prejuízo
material, o dano físico pode ser irreparável. Por isso, a atenção tem
que ser redobrada: freiadas bruscas, freio nas curvas, carro em ponto
morto... tudo isso está condenadas. “Ponto morto é perigoso. Até numa
ladeira, a marcha que se usa pra subir é a mesma que usa pra descer”,
acrescenta Geraldo, lembrando que as pistas molhadas são causadoras de
acidentes nesta época do ano.
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