quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Rosival Ribeiro fala sobre meio ambiente em programa de rádio

Fotos: Edy Lima.

Pela manhã dessa quarta-feira (23) o Secretário senhor Rosival Ribeiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), esteve no Programa de Rádio Gerando Oportunidade falando e conscientizando a população de Manicoré a respeito da poluição no meio ambiente, que vem acontecendo com freqüência na cidade, nos ramais, vicinais e estradas do município.

Falou do roteiro do caminhão de lixo nos bairros, e disse que alguns moradores não estão cooperando na hora da coleta, ou seja, não estão separando garrafas de vidro da garrafa de plástico (Pet), o papelão do plástico, e resíduos sólidos desses materiais acima citados, e que trabalhadores que trabalham na coleta do lixo no caminhão já sofrerão acidentes, devido na hora de pegar o lixo, o vidro esta presente no meio de outros lixos, e que na maioria das vezes estão quebrados, fazendo com que corte as mãos dos homens que trabalham nessa área. 
Falou também dos donos de açougue, que na hora de jogarem as ossadas, canelas de boi, cabeça de boi e ate o couro do animal são jogados muitas vezes em estradas, vicinais e ramais que são trafegáveis, fazendo com quem passe pelo local sinta um forte odor que é exalado desse material, muitas das vezes os donos de açougue nem sabe o que esta acontecendo e nem tão pouco sabe dessa situação, porque quem é responsável de jogar esse lixo é na maioria das vezes o funcionário do próprio açougue que não obedece às ordens do patrão.

Tocou em um assunto que há muito tempo não vem sendo respeitado por Comerciantes e Lojistas no centro Comercial de Manicoré, o problema é que esses lojistas não estão seguindo as regras e nem cumprindo as leis do município quando se trata de desobstruir as calçadas, ou seja, colocam suas bancas e araras na calçada fazendo com que os pedestres e ate mesmo seus próprios clientes deixem à calçada e vão para o meio da avenida, passando a disputar espaço com carros, motos, bicicletas e caminhões, disse... “Isso vai ter que acabar”, tem espaço pra todos. 

Finalizou sua entrevista falando para os ouvintes da importância da preservação do meio ambiente:  

Para o cidadão manicoreense ter uma boa qualidade de vida, ele precisa seguir algumas regras; Não desperdiçar água, pois água é vida; Manter as boas pratica e a importância de manter um ambiente limpo e preservado; Selecionar seu lixo; Preservar nossos rios e igarapés; Não desmatar e combater as queimadas urbanas e rurais.

Fazer com que sua consciência e sensibilidade contribuam para a qualidade de vida em Manicoré.


Um comentário:

  1. Acredito que o Secretario tenha se esquecido de comentar, que o Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Manicoré foi aprovado no final do ano e que é importante que a sua difusão e discussão para que as pessoas o conheçam, possam opinar e participar sobre ele. Além disso, ainda falta a construção e aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico. É necessário criar um canal mais efetivo de transparência em relação a implementação desses planos. Por último, mas não menos importante, cuidar do meio ambiente não é só na zona urbana. O interior precisa também de ações, que sejam integradas, pois o meio ambiente - apesar desse nome, que subtende que ele seja "incompleto" - está relacionado a todos os aspectos da vida da população, desde a saúde até a produção. Se o governo atual não pensar num plano integrado entre suas secretarias, nada vai mudar. Estou na torcida para que mude. Abraços.

    ResponderExcluir