sábado, 7 de setembro de 2013

Centenas de pessoas participaram da abertura da festividade em honra a padroeira do município de Manicoré

Durante o dia a movimentação dos organizadores da festa foi bastante frenética


Imagem de Nossa Senhora das Dores sendo levada por fieis(Edy Lima 1823 DRT-AM)


Nesta sexta-feira (06), aconteceu a abertura da festividade em honra Nossa Senhora das Dores à padroeira do Município de Manicoré. Às 05 horas da manhã teve alvorada de abertura, a alvorada saiu da Igreja Matriz no centro, percorreu os bairros de Santa Luzia, Auxiliadora, Rocinha, Manicorezinho, Mazzarello, Santo Antônio, Rosário, São Sebastião e São Domingos Sávio, bairros estes que tem em cada um uma igreja católica, em seguida retornou para a matriz.

Durante o dia a movimentação dos organizadores da festa foi bastante frenética, por sua vez a Prefeitura de Manicoré através da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), juntamente com lideranças das igrejas católicas ornamentavam o Cais Valdomiro Gomes para recepcionarem a padroeira em sua chegada.

Multidão acompanhando a romaria (Edy Lima 1823 DRT-AM)



A procissão fluvial esse ano contou com dezenas de barcos, voadeiras e rabetas e saiu da Comunidade de Santa Rita às 17 horas. Nesse mesmo tempo uma multidão de fieis, peregrinos e curiosos já se aglomerava todos ansiosos a espera da Santa das Dores, que chegarão ao porto da cidade às 18h 26 min, enquanto esperava a imagem da santa subir a longa passarela do porto, a população que já era grande pode assistir dez minutos de show pirotécnico, os foguetes foram colocados em cima de uma balsa que ficou no meio do rio madeira, nada fugiu aos olhos da população.

Já em terra firme aproximadamente 4.000 (Quatro Mil Pessoas), seguiram a imagem de Nossa Senhora das Dores em romaria até a igreja matriz, onde também foram recepcionados por centenas de pessoas que aguardavam do lado de fora da igreja. Em seguida foi celebrada a santa missa. Logos após a santa missa aconteceu o leilão, e venda de comidas típicas. O dinheiro arrecadado durante o festejo vai para igreja, que mais tarde vai ser empregado em trabalhos sociais, em formas em enfim, será usado para fazer o bem comunitário. 


Edy Lima 1823 DRT-AM

Um comentário:

  1. As festividades de Nossa Senhora das Dores, tem sido marco importante na vida do povo manicorense,sobre tudo os catolicos,sinto este avivamento de fé esperança e caridade,que isto se perpetue sempre na vida deste povo Hospitaleiro,Isto é admiravel na vida de cada ser em si.

    ResponderExcluir