quinta-feira, 6 de junho de 2013

Governo do Amazonas renova convênio com INSS para atendimento nos barcos PAI

A secretária Regina Fernandes destacou a importância da participação do INSS nas missões dos barcos PAI 

De acordo com o convênio, pela primeira vez em dez anos, a parceria do INSS(Foto/Seas)

O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), renovou na quarta-feira, 5, o convênio com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para a manutenção da Unidade de Atendimento Previdenciário (UAP) nos barcos Puxirum, Puxirum II e Zona Franca Verde. 

As embarcações fazem parte do Pronto Atendimento Itinerante (PAI) e, desde 2003, oferecem serviços de assistência social, saúde e cidadania as populações ribeirinhas.

A renovação da parceria foi assinada pela secretária da Seas, Regina Fernandes e pelo gerente executivo do INSS de Manaus, Iracemo da Costa Coelho e os gerentes do PrevBarco I, III e gestores do Convênio com o PAI, Clizares Santana e Olga Ramalho, respectivamente, além do diretor do Departamento de Cidadania (Decid) da Seas, Alexandre Macedo. 

De acordo com o convênio, pela primeira vez em dez anos, a parceria do INSS se estenderá pelo período de 4 anos, com a oferta de serviços previdenciários, acidentários e assistenciais.

A secretária Regina Fernandes destacou a importância da participação do INSS nas missões dos barcos PAI ao interior. 

“O instituto oferece serviços importantes, como consulta a aposentadoria, perícia médica e o auxílio maternidade. 

Tudo isso movimento a economia do interior e evita que o morador de cidades longínquas, como Ipixuna e Guajará, por exemplo, tenha que se deslocar até Manaus para ter direito aos benefícios da previdência”, disse.

O gerente executivo informou que a parceria com o Governo do Amazonas faz parte do plano de interiorização dos serviços do INSS para o interior do Estado e conta com o auxílio do PrevBarco, em operação desde 2001, e que também realiza atendimento nas sedes dos municípios amazonenses. 

“Com o PAI estamos vencendo as dificuldades de acesso a comunidades rurais e indígenas e, com isso, levando oportunidades para as populações”, disse Iracemo Coelho.

O diretor do Decid, Alexandre Macedo, informou que, nos três primeiros meses deste ano, nas três embarcações, o INSS concedeu mais de 800 benefícios previdenciários, o que representa um montante de R$ 5,4 milhões. 

“Para os próximos quatro anos a expectativa do Governo do Amazonas e do instituto é garantir o atendimento a mais de 3 mil pessoas nos mais de 56 municípios, onde o acesso é exclusivo por barco”, afirmou.  


 Seas/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário