A empresa lançou esse produto, que chegará ao mercado ainda este mês, resultado de parceria com o governo
| Coca-Cola lançou o produto, que chegará ao mercado ainda este mês, resultado de parceria com o governo |
Chega
ainda este mês ao comércio local o mais novo lançamento da Coca-Cola: o
Del Valle Reserva Açaí+Banana. A novidade faz parte de um projeto
inovador para desenvolver a cadeia de valor do açaí produzido em
comunidades extrativistas do Amazonas. Serão produzidas inicialmente 300
toneladas do açaí, o que representa aproximadamente R$ 1,9 milhões, mas
a expectativa é que a produção possa chegar até 6 mil toneladas.
Em
conjunto com o novo produto, foi criado o projeto Coletivo Floresta,
que vai trabalhar junto aos extratores do açaí em ações geradoras de
renda, com foco no bem-estar social e cultural da comunidade, e na
conservação da biodiversidade da floresta amazônica.
“Há muitos anos se fala que o açaí é um produto rentável e, agora, isso
está comprovado. É possível, sim, fazer com que o Estado tenha
alternativas econômicas, além do Polo Industrial”, destacou o governador
Omar Aziz.
Agroindústrias
Três agroindústrias amazonenses foram contratadas pela Coca-Cola para fornecer a polpa do fruto: a Infrutas, localizada no bairro Santa Etelvina, em Manaus; a Agroindústria de Manacapuru (a 68 quilômetros da capital); e a Açaí-Tupã, que fica no município de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus).
As
empresas de Manaus e Carauari foram abertas com apoio da Agência de
Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), com recursos que somam R$ 12,4
milhões.princípiosUm termo de cooperação foi firmado entre o Governo do
Estado e a Coca-Cola, assentado em dez princípios que vão reger o
relacionamento com as comunidades extratoras, com o objetivo de
preservar a cultura e o meio ambiente, e contribuir para seu
desenvolvimento sustentável.
O
termo foi endossado por 16 instituições empresariais e
não-governamentais, entre elas, a agência de implementação da cooperação
alemã para o desenvolvimento, a Deutsche Gessellschaft für
Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
De
acordo com o presidente da Coca-Cola Brasdil, Xiemar Zarazúa, levar o
açaí para o varejo nacional, aliando o extrativismo do fruto , é uma
conquista para a marca. “No primeiro ano, a expectativa é impactar
diretamente 600 famílias extrativistas e, indiretamente, 1.200, em cerca
de 50 comunidades”, informou o executivo.
Segundo
Antonio Silva, presidente Fieam, há algum tempo a Coca-Cola vem
estudando a viabilidade de utilizar frutos amazônicos, como o açaí e até
mesmo o cupuaçu, na composição de suas bebidas. “Acredito que iremos
ter em breve lançamentos similares a este, desde que possamos ter a
produção da matéria-prima em escala para ser industrializado”, observa.
P&D
O suco Del Valle Reserva Açaí+Banana foi desenvolvido no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Coca-Cola, no Rio de Janeiro, responsável pelo desenvolvimento de novas bebidas para toda a América Latina. É um dos cinco centros de pesquisa avançada da empresa em todo o mundo. Os outros estão na Bélgica, Japão, China e Estados Unidos.
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