segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Projeto cria taxa diferenciada em concursos públicos para doadores de sangue

A vereadora explicou que a doação de sangue é um ato de salvar vidas e muitas pessoas se recusam a fazê-lo


Rosi Matos acredita que a medida comece a valer a partir de janeiro de 2014(Globoesporte.com.br)


As comissões técnicas da Câmara Municipal de Manaus começam a analisar, esta semana, a criação de uma taxa de inscrição diferenciada em concursos públicos para doadores de sangue. O Projeto de Lei foi apresentado semana passada pela vereadora Rosi Matos (PT) e pretende incentivar a doação e aumentar o estoque de sangue para atender a rede pública de saúde na cidade.

 A proposta começa a ser analisada nesta terça-feira, 17, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, que tem até 30 dias para apresentar o parecer jurídico da criação da taxa. A recomendação jurídica será levada a votação do plenário e, caso seja aprovado, o projeto segue para outras comissões, como por exemplo, Economia, Saúde e Serviços Públicos. “Tenho a certeza que os vereadores vão aprovar essa medida tão importante para todos nós”, disse Rosi.

A vereadora explicou que a doação de sangue é um ato de salvar vidas e muitas pessoas se recusam a fazê-lo, por diversos problemas de saúde e em muitos casos, por falta de informação.  Segundo ela, apesar das campanhas promovidas pelo governo do Estado e pela prefeitura de Manaus ainda é pequeno o número de doadores. “E a proposta pretende garantir o aumento do banco de sangue e reduzir as despesas com concursos”, disse.

O projeto prevê que, para ter direito a taxa, o candidato ao concurso público deve apresentar Carteira de Doador atualizada expedida pelo o Centro de Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A medida estabelece a criação do cadastro sócio-econômico do doador pela entidade coletora, com registros do nome e endereço completos, documentos pessoais e dados referentes a doação.

Rosi Matos acredita que a medida comece a valer a partir de janeiro de 2014 e vai gerar benefícios para mais de 10 mil pessoas em Manaus. “A nossa expectativa é que número cresça todos os anos e o estoque de sangue também”, disse a vereadora.




 Com  informação da Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário