quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Enfermeiras Lexisandra e Isléia falam sobre malaria, dengue e chikungunya

A febre Chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue (Foto: Internet)




As Enfermeiras Isléia Gomes e Lexisandra Pascoal ambas da saúde em Manicoré estiveram pela manhã da última terça-feira (13) no programa de rádio ‘Gerando Oportunidade’, falando e tirando dúvidas da população Manicoreense sobre a: Malaria, Dengue e Chikungunya.

Lexisandra e Isléia falaram sobre a transmissão das doenças, sobre seus sintomas, tipos, as causas e como se prevenir da Dengue, Malaria e Chikungunya. Mas a “Febre Chikungunya” foi dada mais ênfase, no programa devido pessoas ter contraído a doença na Venezuela e ter vindo para Manaus, inclusive na Capital de Manaus, que fica a 333 km de Manicoré, no ano de 2014, três casos foram diagnosticados na Capital, e nesse começo de 2015 mais um caso da febre ‘Chikungunya’ foi registrado.

A febre Chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome, pois Chikungunya significa “aqueles que se dobram” no dialeto Maconde da Tanzânia, termo esse usado para designar aqueles que sofriam com o mal.

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviradae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitado. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí “andar curvado”.

Febre Chikungunya X Dengue:

A febra Chikungunya deve ser diferenciada da dengue, a qual tem um potencial para resultados muito piores, incluindo a morte. Entretanto, as duas doenças podem ocorrer juntas no mesmo paciente. Observações de sustos prévios da Tailândia e na Índia demonstrado as principais características que distinguem o CHIKV de dengue.

Na febre Chikungunya, o choque ou hemorragia grave são raramente observados. O início é mais agudo e a duração da febre é muito mais curta. Embora as pessoas possam se queixar de dor corporal difusa na presença na dengue, a dor é muito mais pronunciada e localizada nas articulações e tendões nos casos de febre Chikungunya.


Edy Lima DRT-AM 1823

Nenhum comentário:

Postar um comentário