Manutenção em trecho segue parada mesmo após o fim do embargo. Licença Ambiental Única (LAU) venceu em 15 de agosto deste ano.
O Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que aguarda a
renovação da licença ambiental para retomar os trabalhos de manutenção da
BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). O diretor-geral do órgão,
Valter Casimiro Silveira, diz que um impasse sobre a competência para a emissão
do laudo atrasa o processo.
Obras na BR-319 estavam suspensas. O
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
(Ibama) haviaembargado os trabalhos no
trecho do meio, entre os quilômetros 250 e 655,7
(Humaitá-Manaus), após indícios de irregularidades e graves danos ambientais na
obra.
Silveira explicou que os trabalhos
no trecho seguem parados mesmo após o fim do embargo em razão da falta de
licença. O diretor-geral do órgão disse que o embargo foi suspenso após o Dnit comprovar ao Ibama que
apenas reparos eram realizados na estrada. No entanto, segundo ele, ainda não
se chegou a um consenso para a emissão da licença que permitirá a manutenção na
BR.
O diretor diz que o documento deve
ser emitido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), órgão
estadual, para que as equipes voltem a atuar na rodovia.
"Nós comprovamos que o que a gente estava fazendo era uma manutenção para
dar trafegabilidade à rodovia. Então, conseguimos comprovar isso para o Ibama,
que já se pronunciou, levantou o embargo e solicitou que o Dnit desse entrada
novamente no Ipaam e pedisse as autorizações necessárias", explicou.
"A gente entende que isso tem que ser o mais rápido possível para o nosso
trabalho de manutenção. Não temos condições de atuar no período de chuva, mas
mesmo no período de chuva você ainda dá alguns tratamentos para manter a
trafegabilidade", explicou.
Procurado pelo G1, o Ibama comunicou, por meio da assessoria, que a
Decisão Interlocutória, de 3 de dezembro, que liberou obras de manutenção em
trechos da BR diz que as intervenções realizadas na rodovia devem "se
submeter ao devido processo de licenciamento ambiental perante a entidade
estadual".
"O DNIT, dentro do prazo de trinta dias, deverá comprovar que o Ipaam se
manifestou pela validade da autorização concedida para obras de manutenção e
recuperação da rodovia", diz um trecho da decisão.
BR-
319
A BR-319, que liga Porto Velho e Manaus, possui três trechos em obras. Para o
trecho central, de 405,7 km, o Ibama emitiu em 2007 um Termo de Referência que
solicitava a realização de Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto
Ambiental (Eia/Rima).
Em 2009, após a devolução de dois estudos, uma terceira versão do Eia/Rima foi
elaborada pelo Dnit. O documento, porém, não reuniu subsídios mínimos para
verificar a viabilidade ambiental do empreendimento.
Até o momento, o Dnit não possui licença ambiental emitida pelo Ibama para a
realização de obras de pavimentação ou reconstrução da rodovia BR-319.
Segundo Silveira, os trabalhos para
deixar o trecho em condições de trafegabilidade devem durar cerca de três meses.
Por meio de nota, o Ipaam esclareceu
que a última Licença Ambiental Única (LAU) para a BR-319 concedida pelo órgão
ao Dnit é do dia 15 de agosto de 2014 e que possuía validade de um ano.
O comunicado enviado à imprensa diz
ainda que o órgão não tem mais competência para a emissão de licença à rodovia
desde abril deste ano, quando o Decreto Federal nº 8.437/2105 repassou ao órgão
ambiental federal empreeendimentos e atividades em rodovias federais.
"Com base nesse decreto federal
desde o mês de abril de 2015, o Ipaam como órgão ambiental estadual já não
possui mais competência sobre nenhuma rodovia federal, incluindo a BR-319 e,
por isso, não pode mais emitir nenhuma licença ambiental para a rodovia.
Portanto, cabe única e exclusivamente ao Ibama licenciar as atividades
relacionadas à BR-319. Tendo sido já encaminhado ao órgão citado, o processo
que estava neste instituto", diz o Ipaam.
G1 AM
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