Mostrando postagens com marcador MEC. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador MEC. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Notas do Enem serão divulgadas no dia 8 de janeiro, informa MEC

Além da seleção para vagas em instituições públicas pelo Sisu, com a nota do Enem dá pra tentar vaga na educação superior pelo Prouni, que oferece bolsas de estudos em particulares


(Foto: Enem 2015) O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo




Diante de centenas de apelos de estudantes feitos pelas redes sociais, o Ministério da Educação (MEC) comunicou que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão sair no dia 8 de janeiro."Nós entendemos a ansiedade de vocês e não poderíamos passar o Natal sem divulgar a data do resultado do #Enem2015 !", diz um "post presente" do MEC publicado nas páginas do ministério no facebook e no twitter. "Aproveitem as festas, dia 8 de janeiro está logo ali".
Além da seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a nota do Enem, o estudante de baixa renda pode tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior.
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.

G1 AM


domingo, 29 de novembro de 2015

Inauguração da Quadra Poliesportiva do Bairro de Manicorezinho

A Quadra Poliesportiva Escolar Coberta situada no Bairro

(Foto: Sérgio) A Quadra Poliesportiva foi fruto de entendimento do Governo Municipal


Construída no início de 2014, o Governo Municipal de Manicoré inaugurou mais uma obra no município no sábado (28), desta vez aconteceu à inauguração da Quadra Poliesportiva Escolar Coberta situada no Bairro do Manicorezinho, a obra orçada em quase R$ 600 mil reais, foi recurso do FNDE/MEC acessado pela atual gestão da Escola Municipal do bairro Padre Sebastião.


A Quadra Poliesportiva foi fruto de entendimento do Governo Municipal e que partiu através de uma reunião com a Associação de Moradores realizada na escola no inicio do ano de 2014.

A Quadra de Esporte recebeu o nome de Cândido Guimarães Ferreira que teve parte de sua vida dedicada ao esporte, onde atuou pelo Atlético Manicoré Clube, Cruzeiro, Seleção e por fim encerrou sua carreira no futebol manicoreense jogando pelo Santos de Jatuarana.

Paulo Sérgio

terça-feira, 17 de março de 2015

MEC libera parte da verba para as universidades federais

Instituições reclamam que falta de repasses comprometeu serviços e aulas.Segundo o ministério, em 2015 R$ 1,38 bilhões já foram repassados.

 

O ministério diz que o orçamento de 2015 previsto para as federais é 10,5% (Divulgação)


O Ministério da Educação afirmou que liberou uma parcela da verba orçamentária do governo destinada às universidades e institutos federais. O MEC não especificou o valor absoluto dos recursos liberados, mas afirmou que ele representa 1/12 do total do orçamento destinado às instituições em 2015. Neste ano, com o orçamento parado no Congresso, o volume de repasses do MEC às federais caiu 30%, o que obrigou as instituições a cortarem gastos, adiarem aulas e cancelarem serviços.

"Com o objetivo de garantir o pleno funcionamento dos serviços prestados pelas Universidades e Institutos Federais, o Ministério da Educação informa que o Governo Federal autorizou a liberação de 1/12 dos recursos destinados às instituições federais a partir de março", diz a nota que, segundo o MEC, foi divulgada no dia 10.

O ministério diz que o orçamento de 2015 previsto para as federais é 10,5% maior que o de 2014. Segundo o site do Ministério do Planejamento, a previsão orçamentária do MEC para todo o ensino superior é de R$ 30,2 bilhões.

"A medida permitirá que as instituições, que têm autonomia para gerir seus recursos, normalizem seus calendários de pagamento do custeio e investimentos. O Ministério da Educação ressalta ainda que está em diálogo permanente com as Universidades e Institutos para trabalhar em parceria e esclarecer eventuais dúvidas. Até março desse ano foram repassados às universidades e aos institutos R$ 1,38 bilhões para suas atividade de custeio e investimento."

Do G1, em São Paulo


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

MEC abre inscrições para o Fies

Estão abertas as inscrições, pelo sistema informatizado, para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2015

Fundo permite acesso ao ensino superior (Bruno Kelly/Acritica )



O Ministério da Educação (MEC) abre hoje (23) inscrições, pelo sistema informatizado, para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2015. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internetaté o dia 30 de abril.

A portaria que dispõe sobre o prazo de inscrição está publicada na edição de hoje (23) do Diário Oficial da União. Define também que serão observados os indicadores de qualidade de instituições de ensino superior para a concessão do financiamento.
Passo a passo divulgado pelo MEC informa que para efetuar a inscrição o estudante deverá acessar o sistema informatizado (SisFies) e inserir os dados solicitados.
Após prestar essas informações, receberá mensagem no endereço eletrônico informado para a validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFies e fará sua inscrição informando os dados pessoais, do curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.
Após concluir a inscrição, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na instituição de ensino, em até 10 dias, contados a partir do dia posterior ao da conclusão da inscrição.
Após a validação das informações o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.
No ano passado, o ministério alterou as regras para concessão de novos contratos do Fies. O estudante terá que obter um resultado mínimo de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir o financiamento.
Disciplinou também o uso simultâneo de recursos Fies e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Um estudante só poderá usar os dois programas quando tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies for para o mesmo curso e na mesma instituição de ensino superior.

YARA AQUINO (AGÊNCIA BRASIL)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Manaus Previdência lança edital de concurso com salários de até R$ 6 mil

Ao todo, são oferecidas 57 vagas para níveis médio e superior.Provas devem ser realizadas no dia 23 de março, informou prefeitura.


As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet (Foto: Internet)



A Manaus Previdência lançou, nesta quarta-feira (14), edital de abertura de inscrição para o concurso público da autarquia. Ao todo, são oferecidas 57 vagas para o quadro permanente do órgão. As provas devem ser realizadas em março.

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), as vagas estão disponíveis da seguinte forma: 32 para Técnico Previdenciário (nível médio e salário de R$ 4 mil), 20 vagas para Analista Previdenciário, para o qual podem concorrer graduados em todas as áreas de nível superior, e mais cinco vagas de Procurador Autárquico, destinado a candidatos com diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Direito, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e inscrição na OAB. Em ambos os casos, o salário é de R$ 6 mil.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, na página da Fundação Carlos Chagas, responsável pelo concurso. As inscrições para técnico têm taxa de R$ 70, para analista R$ 100 e para procurador autárquico, R$ 120, e devem ser feitas de 19 de janeiro a 13 de fevereiro. As provas estão marcadas para o dia 23 de março.

Fonte: G1 Amazonas


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Frente em Defesa da Mobilidade Urbana será lançada durante audiência pública na Câmara, nesta quinta-feira

A proposta do FDMU é de atuar no sentido de lutar 


Outra bandeira de luta será no sentido de garantir a participação popular  (Foto: CMM de Manaus)



Audiência Pública a ser realizada nesta quinta-feira (09), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), marcará o lançamento da Frente em Defesa da Mobilidade Urbana (FDMU) da cidade. O evento, que inicia às 14h, no plenário Adriano Jorge, é uma realização da Comissão de Legislação Participativa da Casa (Comlep). O tema central é “Lei de Mobilidade Urbana e inclusão social”. A audiência é aberta ao público em geral.   

A proposta do FDMU é de atuar no sentido de lutar pela garantia do cumprimento da Lei Federal 12.587/2012, que trata sobre as diretrizes da política nacional da área. A Frente será integrada pelo vereador professor Bibiano (presidente da Comlep) e representantes do departamento de Geografia e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), departamento de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (Cauam), associação ciclística Pedala Manaus, Instituto Amazônico da Cidadania (Iaci) e Movimento Educar para a Cidadania (Mec).

Nesse sentido, de acordo com o presidente da Comlep, vereador professor Bibiano (PT), uma das reivindicações será cobrar do Executivo a implantação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, até abril do próximo ano, conforme o que está estabelecido em lei. Segundo o parlamentar, essa medida deve ser cumprida por cidades com mais de 20 mil habitantes sob pena de deixarem de receber recursos do governo federal para investimento no setor.

Outra bandeira de luta será no sentido de garantir a participação popular no processo de discussão e elaboração do Plano, além disso, Bibiano destaca a necessidade de se implantar ações conjuntas de desenvolvimento urbano, levando em consideração como principal foco a inclusão social. “Um plano adequado de mobilidade urbana deve priorizar o cidadão e não os veículos, por exemplo, como pensado por aqueles que estão à frente da Prefeitura”, frisou Bibiano.

Logo após o lançamento, ocorrerá o primeiro ato da Frente em Defesa da Mobilidade Urbana de Manaus. Será a entrega para o prefeito da cidade, Arthur Virgílio Neto, convidado a estar presente na audiência, de uma Carta Aberta, com assinaturas coletadas durante o seminário Lei de Mobilidade Urbana – Desafios e Perspectivas, chamando a atenção para a urgência pela aprovação do Plano, bem como reivindicando a participação popular em todo o processo. Caso o prefeito não compareça à audiência, os membros da Frente irão até a Prefeitura para entregar o documento ao chefe do executivo. ”Não queremos entregar a intermediários porque é ele, o prefeito, o primeiro que tem a obrigação de cumprir a lei e garantir a melhoria das condições de vida da população”, disse.    

Como parte da programação da audiência, serão ministradas palestras por representantes do CAUAM e departamento de Geografia da Ufam acerca do tema central “Mobilidade Urbana e Inclusão Social”. Também ocorrerá o resgate histórico das ações que culminaram com a articulação desse movimento, com destaque para as seis audiências públicas promovidas pela Comlep em diferentes bairros da cidade e do próprio Seminário Lei de Mobilidade Urbana, os quais juntos somaram cerca de mil participantes. 

Foram convidados a participar da audiência pública os titulares da Agência Reguladora de Serviços do Amazonas (Arsam), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares do Estado do Amazonas (Searp).

Frente Parlamentar – Na sessão plenária desta quarta-feira (08), foi aprovado, no plenário da Casa parecer da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, favorável ao projeto de resolução do vereador Bibiano para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana.O projeto foi encaminhado para apreciação da Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas.

Uma das principais finalidades da Frente seria criar espaço de debate para questões relacionadas à mobilidade dos cidadãos, com destaque para questões que afetam o deslocamento da população sem a utilização de veículos particulares e motorizados, em especial ciclistas, cadeirantes, usuários de ônibus e pedestres. 

A Frente também será instrumento para auxiliar o Poder Executivo na implementação da política de mobilidade integrada com as políticas de desenvolvimento urbano e de proteção ambiental. Outra atribuição será incentivar a realização de discussão ampliada e de estudos sobre as mobilidades urbana, social e humana no município, bem como, na área de integração direta da cidade com a Região Metropolitana de Manaus (RMM).


Com Informação da Assessoria



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

MEC promete liberar cerca de R$ 4 milhões para Careiro da Várzea

O valor total dessas obras é de aproximadamente

Duas creches e três quadras poliesportivas em Careiro da Várzea(Divulgação)


O senador Eduardo Braga (PMDB/AM) esteve nesta quarta-feira (26) com o ministro da Educação, Henrique Paim, para solicitar a liberação de recursos para a construção de seis escolas, duas creches e três quadras poliesportivas em Careiro da Várzea. O valor total dessas obras é de aproximadamente R$ 4 milhões. O senador foi acompanhado do prefeito do município, Pedro Guedes.

“Viemos até o ministério para reforçar este pleito importante para a educação em Careiro da Várzea”, resumiu Braga.
Pedro Guedes explicou que as escolas e creches deverão beneficiar cerca de 500 alunos da área rural e de comunidades indígenas do município. O ministério já aprovou os projetos executivos das escolas, creches e quadras e os recursos deverão ser liberados no mês de março.


“O ministro nos disse que na segunda quinzena de março já podemos iniciar as licitações. Essa reunião hoje foi muito importante para que pudesses mostrar a necessidade de construção dessas escolas, creches e quadras no município” disse o prefeito.



Com Informação da Assessoria

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Braga pede ao MEC construção de escolas no interior do AM

O senador foi acompanhado de assessores da prefeitura do município


Segundo o planejamento do governo federal, cada creche deve custar cerca de R$ 1,4 milhão(Foto Ilustração)





O Ministério da Educação (MEC) vai liberar recursos para a construção de uma creche e duas escolas no município de Santo Antônio do Içá. A informação foi repassada ao senador Eduardo Braga (PMDB/AM), pelo secretário-executivo do órgão, Henrique Paim, com quem o parlamentar se reuniu nesta quinta-feira (12).

“O MEC informou que já estão aprovados os projetos para construção das escolas e uma creche. Ainda estão em análise projetos para construção de outras três creches, que serão instaladas em comunidades indígenas de Santo Antônio do Içá”, disse.

O senador foi acompanhado de assessores da prefeitura do município. O prefeito Abraão Magalhães, que participaria do encontro, teve que retornar mais cedo ao Amazonas.

Creches para Careiro e Codajás

Em novembro passado, o senador Eduardo Braga esteve no MEC para pleitear a construção de creches nos municípios de Codajás e Careiro. Para este, segundo Henrique Paim, já está em andamento a liberação de recursos para construção de duas creches na zona rural do município.

Segundo o planejamento do governo federal, cada creche deve custar cerca de R$ 1,4 milhão e serão construídas em até 120 dias. Além disso, a prefeitura deverá receber, no início de 2014, três ônibus escolares para atender estudantes da zona rural, onde vivem 60% da população do Careiro.

Para o município de Codajás, Henrique Paim informou que serão liberados recursos para a compra de quatro ônibus escolares, com valor médio de R$ 250 mil para cada veículo; e construção de uma creche, também com valor médio de R$ 1,4 milhão. Para o município, o secretário disse que está em análise a reconstrução de escolas. Prioritariamente, a prefeitura do município pleiteia a reconstrução de 15 unidades.



Com Informação da Assessoria


domingo, 8 de dezembro de 2013

Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas da Assembleia homenageia o educador Paulo Freire

Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores

A sessão agrega ao calendário nacional de eventos do “Ano Paulo Freire”(Ilustração)


O deputado estadual Sidney Leite (PROS), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), promoveu na tarde de terça-feira (3) no plenário Ruy Araújo, homenagem pelos 50 anos de experiência do educador Paulo Freire com alfabetização em Angicos ( Rio Grande do Norte).

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife, filho de Joaquim Temístocles Freire, capitão da Polícia Militar de Pernambuco e de Edeltrudes Neves Freire “dona Tudinha”. Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e afome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização.

Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. O talento como escritor o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.

Para o deputado Sidney Leite, a solenidade do Amazonas marca o reconhecimento da revolução na forma de alfabetizar, que foi a experiência de Angicos, em 1963. “Com sua visão e experiência de vida, Paulo Freire conseguiu fazer com que 300 jovens e adultos fossem alfabetizados em 45 dias. Mais do que isso, entendeu que a educação é uma posição política de fazer com que o indivíduo tenha consciência da sua realidade, tornando-se sujeito da sua própria história”, destaca.

A sessão agrega ao calendário nacional de eventos do “Ano Paulo Freire” e contou com a presença da viúva do educador, a professora Ana Maria Araújo Freire, que neste ato recebeu uma placa, em memória, do professor discorrendo em seguida o trabalho e obra deixada pelo educador.

Durante a solenidade, a viúva de Paulo Freire, professora Ana Maria Araújo Freire, destacou a vida,obra e perspectiva do projeto política educacional de seu marido.
Entre os destaques do evento estava o encaminhamento da resolução do presidente da Comissão de Educação, Sidney Leite, que institui a medalha “Professor Paulo Freire” para escolas, instituições de pesquisas, universidades e personalidades que contribuíram para o avanço da Educação no Amazonas.

Outra ação foi a inauguração da sala “Professor Paulo Freire” na Escola do Legislativo Senador José Lindoso. Além disso, será oficializado o Requerimento nº 6406/2013, do deputado Sidney Leite, para que o Governo do Estado batize um estabelecimento de Ensino do Amazonas com o nome de “Professor Paulo Freire”.


A importância da obra de Paulo Freire teve reconhecimento internacional, inclusive, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), quanto à influência do educador na construção de um programa de Educação Humanitária.



Com Informação da Assessoria

sábado, 23 de novembro de 2013

MEC vai liberar recursos para educação básica de Careiro e Codajás

Segundo o governo, os recursos devem ser usados na melhoria da infraestrutura física e pedagógica



O secretário informou que já está em andamento a liberação de recursos para construção(Tribunadaconquista)




O senador Eduardo Braga (PMDB/AM) se reuniu na quinta-feira (21) com o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Henrique Paim, para verificar o andamento da liberação de recursos para construção de creches e compra de ônibus escolares para Careiro e Codajás. Ele foi acompanhado pelos prefeitos dos dois municípios, Hamilton Villar e Joel Oliveira, respectivamente.

O secretário informou que já está em andamento a liberação de recursos para construção de duas creches na zona rural do município de Careiro. A prefeitura também pleiteia o financiamento para a construção de mais uma creche, que está com projeto em fase de análise pelo ministério.

“Atualmente não temos nenhuma creche no município e acreditamos que, pelo menos essas duas unidades, vão atender nossa demanda na área de educação infantil”, disse Hamilton Oliveira.

Segundo o planejamento do governo federal, cada creche deve custar cerca de R$ 1,4 milhão e serão construídas em até 120 dias. Além disso, a prefeitura deverá receber, no início de 2014, três ônibus escolares para atender estudantes da zona rural, onde vivem 60% da população do Careiro.

Para o município de Codajás, Henrique Paim informou que serão liberados recursos para a compra de quatro ônibus escolares, com valor médio de R$ 250 mil para cada veículo; e construção de uma creche, também com valor médio de R$ 1,4 milhão. Para o município, o secretário disse que está em análise a reconstrução de escolas. Prioritariamente, a prefeitura do município pleiteia a reconstrução de 15 unidades.

“São escolas que estão em condições precárias e que o funcionamento pode acarretar riscos para os estudantes”, explicou Joel Oliveira.

Dinheiro Direto na Escola

Na reunião, o secretário executivo do MEC, Henrique Paim, informou que o governo federal já repassou mais de R$ 28 milhões para escolas de educação integral de 44 municípios do Amazonas, por meio do programa Dinheiro Direto na Escola. Esse programa consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos.

Segundo o governo, os recursos devem ser usados na melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos e de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

O senador Eduardo Braga disse que vai enviar ofício às câmaras de vereadores dos municípios para que cobrem as prefeituras pela aplicação correta dos recursos.

“É muito importante fiscalizar para que esses recursos sejam efetivamente aplicados na educação básica e na melhoria da infraestrutura das escolas”, disse o senador.



Com Informação da Assessoria

 


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Educadores reúnem para elaborar organização da Conferência Estadual de Educação

O espaço foi cedido pela Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas da Aleam (CECAI)

A reunião, de acordo com o professor Braz Melgueiros, foi preparatória para(Dep.Sidney Leite)




Os coordenadores do Fórum Estadual de Educação do Amazonas reuniram na última quarta-feira (18), no miniplenário Cônego Azevedo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para discutir e fechar alguns dados para a realização e a organização da Conferência Estadual de Educação (Conae) que vai acontecer nos dias 16, 17 e 18 de outubro no Studio 5.

O espaço foi cedido pela Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas da Aleam (CECAI), presidida pelo deputado estadual Sidney Leite (DEM) que não pode participar da reunião. A Comissão faz parte do Fórum juntamente com mais 40 instituições

A reunião, de acordo com o professor Braz Melgueiros, foi preparatória para os encontros municipais e intermunicipais de educação. As propostas debatidas nesses encontros serão levadas às conferências estaduais, que servirão de orientação aos delegados designados para a conferência nacional.

“Hoje vai se definir informações oriundas de Brasília com representantes do Ministério de Educação e Cultura (MEC), a cerca dos planos de como se vão articular os municípios para elaborar os planos municipais e, também, definir a comissão organizadora e os grupos de trabalho para a conferência que serão elaborados na reunião de hoje”, explicou Melgueiros.

A Conae será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. Nela serão elaboradas propostas para auxiliar o Distrito Federal, estados e municípios a implementar o Plano Nacional de Educação (PNE). A conferência terá como base para os debates o documento-referência do PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação – Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.



Com Informação da Assessoria

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Governo do Amazonas promove cerimônia de certificação de 46 adolescentes dos CSE’s

O curso de pintor de imóveis teve duração de 200h e o de almoxarife de obras de 160h e foram

 

O Governo do Amazonas promove nesta quinta-feira(Divulgação)

 

O Governo do Amazonas promove nesta quinta-feira, 11, a partir das 8h, no auditório do Centro de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Matos, bairro Aparecida, zona Sul), a cerimônia de entrega de diplomas para 46 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas dos Centros Socioeducativos, coordenados pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas). 

Eles concluíram os cursos profissionalizantes de pintor de imóveis e almoxarife de obras do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Pronatec foi criado em 2011 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e visa ampliar a oferta de vagas na educação profissional para adolescentes autores de atos infracionais e prepará-los o mercado de trabalho. 

Os 46 adolescentes que participaram dos treinamentos cumprem medidas nos Centros Socioeducativos Senador Raimundo Parente, no bairro Cidade Nova, zona Norte; Dagmar Feitoza (bairro Alvorada, zona Centro-Oeste); Semiliberdade (bairro Nova Esperança, zona Oeste) e nos Pólos Descentralizados de Liberdade Assistida.

O curso de pintor de imóveis teve duração de 200h e o de almoxarife de obras de 160h e foram ministrados por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Centro Socioeducativo de Internação Provisória (avenida desembargador João Machado, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste). “A partir de agora vou me dedicar mais aos estudos, cumprir a medida estabelecida pelo Juizado da Infância e, quando sair, procurar um emprego para seguir a vida com dignidade”, disse um dos jovens que concluiu o curso de almoxarifado de obras.
 
Para a secretária titular da Seas, Regina Fernandes, o Pronatec é um importante programa para a qualificação e inserção no mercado de trabalho dos adolescentes em medidas socioeducativas, além da descoberta de potencialidade dos mesmos. “Esse tipo de programa reforça o trabalho social de garantia de direitos aos adolescentes em conflito com a lei e garante a eles a oportunidade de inserção com qualificação profissional no mercado de trabalho”, explicou.
Com Informação da Assessoria


domingo, 26 de maio de 2013

Governo e MDS reúnem coordenadores do Bolsa Família dos 62 municípios


Coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fomes (MDS), o Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Mundo e beneficia 13,8 milhões brasileiros

Todos os municípios confirmaram participação e a expectativa é reunir um grande público(Governo Federal)


O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas) e a Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único (CadÚnico), promove nesta segunda-feira, 27, e terça-feira, 28, a partir das 10h, no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa (avenida Mário Ipiranga Monteiro s/nº, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus), o I Encontro Estadual dos Coordenadores Municipais do Programa Bolsa Família e Cadastro Único.


De acordo com a secretária executiva adjunta da Seas e coordenadora do Bolsa Família e do Cadastro Único no Amazonas, Nádia Lúcia da Costa Soares, o evento tem como objetivo nivelar o conhecimento das atividades desenvolvidas pelos coordenadores e técnicos do PBF e Cadastro Único nas secretarias municipais de saúde, educação e assistência social nas 62 cidades amazonenses.

“Todos os municípios confirmaram participação e a expectativa é reunir um grande público nos dois dias de discussão”, disse.

Coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fomes (MDS), o Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Mundo e beneficia 13,8 milhões brasileiros.

No Amazonas 501mil famílias estão cadastras e recebem benefícios como Auxílio Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica e Água.

Desse total 122 mil em Manaus e outros 336 mil no interior tem o pagamento de bolsas atendendo as condicionalidades de freqüência escolar, vacinação em dia e atendimento sócio-econômico.

O encontro vai abordar os temas como a Gestão do CadÚnico e o PBF; Intersetorialidade: Desafio para o Estado e municípios; Gestão de condicionalidades e a importância do acompanhamento familiar; acompanhamento da condicionalidades de saúde e educação  – Compromisso da família e do poder público; Índice de gestão descentralizada do município (IGD-M) como efetuar o cálculo e sua aplicação; Programas complementares e sua integração; Gestão de benefícios e a Importância do controle social no Bolsa Família.

A coordenadora do programa disse que entre os convidados estão as técnicas da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS, Juliana Agatte, Gláucio Cardoso e a representante do Ministério de Educação e Cultura (MEC), Marcela Nhi Samto, além da presidente do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS), Claudete Ivo Leão.



Seas/AM




domingo, 12 de maio de 2013

Delegacia do MEC para fiscalizar denúncias contra faculdades particulares


Todos os trabalhos de coordenação e fiscalização das instituições de ensino

Tenho a certeza que se existisse a Delegacia do MEC no Amazonas (Aleam)



O líder do Governo na Assembléia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado Sinésio Campos (PT) cobrou, nesta quinta-feira (9), do ministro da Educação, Aloizio Mercadante a reinstalação da Delegacia do Ministério da Educação e Cultura (MEC) no Amazonas para fiscalizar denúncias de abusos cometidos por faculdades e universidades particulares.

De acordo com o parlamentar, o departamento foi extinto em todo o país por decreto, em dezembro de 1998, assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com a justificativa de reduzir custos.

Todos os trabalhos de coordenação e fiscalização das instituições de ensino, por exemplo, estão concentrados no MEC em Brasília.

O deputado disse que o Governo Federal precisa resgatar o elo entre o sistema de Educação (professores e alunos de escolas e universidades) e fiscalizar os abusos cometidos por universidades no Amazonas.

Ele citou como exemplo a cobrança de R$ 8 mil a mais aos alunos do curso de Medicina contemplados com financiamento do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies).

Sinésio Campos informou que, ainda dentro do Fies, as universidades do Estado estão exigindo fiador no ato do financiamento estudantil e descumprindo a medida do MEC que garante aos alunos formados, nos cursos de Enfermagem e Medicina, quitar suas dívidas mediante serviços prestados em hospitais públicos ou particulares, na capital e no interior.

“Tenho a certeza que se existisse a Delegacia do MEC no Amazonas esses abusos seriam apurados. 

Agora, enquanto o Governo Federal não toma uma providência, vamos fazer na Assembleia uma ampla discussão”, afirmou o deputado petista.

“Da mesma forma que existe as delegacias regionais do Trabalho e da Pesca estamos cobrando do ministro uma posição”, disse.



Com Informação da Assessoria