Mostrando postagens com marcador PSC. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PSC. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Prefeitura de Manicoré entrega 1.200 Cestas Básicas Natalinas

Conversando com umas das famílias agraciadas 

(Foto: Marquinho Souza) Prefeito Lúcio Flávio e o vice-prefeito Paulo Sérgio, entregando cesta natalina a uma senhora

(Fotos: Edy Lima) Vice-prefeito Paulo Sérgio, e vereador Markson Machado entregando cesta básica a uma mãe de família 

O vereador Markson Machado, outros vereadores e secretários de governo também estiveram 



O prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio e vice-prefeito Paulo Sérgio entregaram na manha desta quinta-feira (24) cestas básicas as famílias carentes da cede do município. Foram distribuídas 1.200 cestas básicas natalinas, que chegaram ao Centro Juvenil Salesiano numa força tarefa da Secretaria Municipal de Promoção Social (Sempes). 

Segundo o vice-prefeito Paulo Sérgio (PSC), todos os anos a Prefeitura promove algum tipo de ação de final de ano na cede do município e em 2015 as 1.200 cestas vão ajudar a diminuir as dificuldades das famílias dos bairros periféricos da cidade. Paulo Barbosa, afirmou que 2015, fecha como uma série de desafios encarados pela administração e vencidos com coragem e ousadia.

Conversando com umas das famílias agraciadas com uma das cestas básica entregue pela prefeitura de Manicoré, “Nós graças a Adeus e ao governo municipal, nesse natal teremos comida em nossa mesa”. A família não quis ser identificada. O vereador Markson Machado, outros vereadores e secretários de governo também estiveram envolvidos na ação solidária.


Edy Lima DRT/AM 1823




Vice-prefeito de Manicoré Paulo Sérgio agradece radialista

A boa política nos ensina a respeitar a todos

(Foto: Edy Lima) Vice-prefeito Paulo Sérgio (PSC), visitando comunidades do interior de Manicoré



Quero agradecer pela enquete, muito oportuna, do Sr Edy Lima, O Maracanã da Amazônia. É um profissional da comunicação que permitiu a manifestação democrática dos internautas. Sei que é um momento ainda distante do período eleitoral, mas na hora em que as pessoas já cogitam o assunto em todos os locais onde estão entre amigos. Vejo isso com muita naturalidade. Agradeço, também, a todos que postaram as diferentes opiniões, mesmo aos que não preferem o meu nome. A boa política nos ensina a respeitar a todos.

Aprendo com os diferentes. Eles nos dão a oportunidade de buscar conquistá-los. Considero todos os nomes que foram proferidos.
Manicoré é um celeiro de boas pessoas, homens e mulheres de vida pública exemplar e invejável, que prestaram e continuam realizando grandes trabalhos, e têm vida doada na buscar de construir uma Manicoré mais justa e solidária. Nessa análise administrativo-política, avalio que estou num aprendizado contínuo e frequente com os erros e acertos meus, deles e de todos os administradores de quê tenho notícia, dos que conheci e dos que tenho lido da história de Manicoré.


Esse conhecimento, ajuda-nos a extrair dos mais variados exemplos, as lições do que se deve e do que não se deve fazer ou repetir. 
Agradeço, com humildade e gratidão a todos que apontaram o meu nome. Fico lisonjeado; sinto-me honrado e motivado pela força que me dão. Mas, sinto-me, também, no dever de fazer mais por nossa Manicoré e toda sua gente, sem discriminação nem preconceito. Gosto da disposição de dialogar com todos.


Ao lado do prefeito Lúcio Flávio, também tenho aprendido. A sua liderança, dedicação, empenho e organização; sua incansável luta nas conquistas dos benefícios para Manicoré nos oferecem grandes e ótimos exemplos a serem seguidos.


 Na Administração, temos uma equipe dedicada e competente, tanto de secretários, assessores, gerentes, vereadores, outros até sem cargo ou função de grande referência, os quais nos dão a honra de prestarem serviços à população; uns com pouca, outros com mais experiência, que, se tivessem oportunidade de administrar esse município, fariam um trabalho honrado e digno para todo o povo. Tenho certeza disso. 

A experiência de vice-prefeito, já estou tendo, e tenho procurado cumprir esse papel que assumi diante de Deus, da Lei e do povo, assim como o fiz quando vereador, e espero, ansioso, terminar a missão sem procurar criar problemas nem atrapalhar e prejudicar o trabalho do prefeito e da equipe que auxilia a administração.


Todos sabem, porém, que a legislação e a práxis política (muitas das vezes proposital e planejada) não dão ao vice-prefeito a autonomia que ele gostaria de ter para realizar e executar ações mais marcantes. Mas, até para ser vice, também é preciso reconhecer esse lugar, o seu papel, a sua função, os seus limites, as incompreensões, as humilhações, as lacunas, e ter a maturidade, espírito e interesse públicos e equilíbrio de espirito e caráter para todos esses desafios. Se não tiver isso, briga com o prefeito, briga com os que não reconhecem essa força política, e não agradecem o seu esforço desde muito antes e durante as eleições, a sua somatória e o resultado, levando-o a tomar decisões políticas precipitadas e a prejudicar a administração e o povo, pela sua inconsequência e insensatez (às vezes, até dos outros).


Com relação a quem será o candidato a prefeito em 2016, a Situação terá o seu, a Oposição, terá o ou os seus. 
Faço parte de uma equipe politico-administrativa, que, espero, liderada pelo prefeito e vários membros antigos e novos, saberá ouvir o anseio do povo, avaliando sabiamente e julgando isso importante (o anseio do povo), apresentará o candidato que reúne as condições políticas mais favoráveis para enfrentar uma eleição municipal com todos os desafios que esta impõe aos candidatos e ao povo numa disputa e escolha de mandato e cargo de prefeito.


Nosso nome tem sido colocado como uma das opções, e vamos aguardar confiantes que Deus proverá todas as coisas.
Os planos de Deus não podem ser frustrados. E, Ele agindo, quem impedirá?
Obrigado a todos vocês.
Obrigado, Deus!
Avante Manicoré!


Paulo Sérgio




sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

No recesso parlamentar: Ibama será convocado a explicar paralisação nas obras da BR-319

A convocação será feita pela Assembleia Legislativa do Amazonas

(Foto:  Hugo Bronzere) Nesta semana, os deputados Francisco Souza e Platiny Soares estiveram reunidos com a presidente do Instituto 


O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) será chamado para dar explicações sobre os constantes pedidos de paralisação das obras de recuperação da BR-319. A convocação será feita pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no mês de janeiro, mesmo que o Poder Legislativo esteja de recesso.

A ideia é ‘pressionar’ o Ibama a dar explicações à sociedade sobre os pedidos que embargo às obras da BR-319. “A Justiça Federal já liberou as obras, porém os serviços são constantemente interrompidos à pedido do Ibama, que não apresenta os motivos à sociedade”, afirmou o deputado Francisco Souza.

De acordo com o parlamentar, a convocação do Ibama não pode esperar até o mês de fevereiro, quando a Assembleia Legislativa volta do recesso. “A BR-319 é uma obra de grande importância para o Amazonas, por isso não pode ficar 40 dias nesta indefinição”, ressaltou Souza.

No caso da reunião não acontecer na Assembleia Legislativa por causa do recesso parlamentar, a convocação do Ibama será feita para outro local. “O que importa é ouvirmos os técnicos do Ibama e saber os reais motivos que levam à paralisação das obras da BR-319”, acrescentou Souza. 

COORDENADA

 Reunião ouviu presidente do Ipaam

 Nesta semana, os deputados Francisco Souza e Platiny Soares estiveram reunidos com a presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ana Aleixo. Os parlamentares foram ao Instituto para saber por que as licenças ambientais para a BR-319 são emitidas exclusivamente pelo Ibama.

Os deputados foram informados que qualquer licença para dar continuidade às obras da BR-319 estão sob competência do Ibama, desde agosto de 2015, por determinação do decreto 8.437 de 22 abril de 2015, da Presidência da República.

“Fomos informados que um decreto presidencial, assinado em abril deste ano, tirou dos governos estaduais a função de emitir licenças ambientais para rodovias federais”, explicou Souza. “Desde o mês de agosto, apenas o Ibama está autorizado a analisar questões ambientais e imitir licenças para a BR-319”, completou o deputado.


Com Informação da Assessoria









quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Projeto de Francisco Souza garante a Tefé mais facilidade para receber investimentos no setor Turístico

A classificação foi obtida por meio da aprovação, por unanimidade

(Foto: Aleam) O projeto que beneficia Tefé foi criado pelo deputado Francisco Souza (PSC)


O município de Tefé, localizado a 523 km de Manaus, recebeu a classificação de Área Especial de Interesse Turístico Prioritário. A classificação foi obtida por meio da aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei nº 65/2015, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Com a Lei, Tefé terá mais condições de receber investimentos, públicos e particulares, para investir em setores ligados ao Turismo, como hotéis, bares, restaurantes, pousadas, passeios fluviais e melhoria de aeroportos, entre outros.

O projeto que beneficia Tefé foi criado pelo deputado Francisco Souza (PSC), que comemorou a nova classificação da cidade. “Essa foi mais uma vitória para o Turismo no Estado. Com ela, não ganha apenas o município de Tefé, mas todo o Amazonas”, afirmou Souza.

O parlamentar, que também é presidente da Comissão de Turismo e Empreendedorismo da Aleam, disse que a nova Lei facilitará a vinda de mais recursos para o município. “O futuro do Amazonas é o turismo. Em breve, Tefé vai desfrutar desses recursos que serão aplicados em infraestrutura, hotelaria, passeios turísticos, melhoria no aeroporto, e no comercio em geral’, prevê Souza.

Pontos Turísticos

Porta de entrada para a reserva de Mamirauá, considerada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, Tefé é conhecida como a ‘Terra da Castanha’, devido a grande concentração de castanheiras na cidade.

Entre os pontos turísticos está o Seminário São José, local de formação e educação de jovens, uma construção antiga que se tornou patrimônio histórico. O Lago de Tefé que fica cercado de praias naturais, e a Comunidade da Missão, onde se tem a oportunidade de contemplar o lago das Vitórias-Régias, local muito apreciado por visitantes de todo mundo, onde os turistas podem conhecer as belezas naturais da região. 


Com Informação da Assessoria 


domingo, 13 de dezembro de 2015

Agora é oficial... A BR 174 está liberada pelo DNIT

Manicoré no rumo certo do desenvolvimento 

(Fotos: Ascom)  A entrega oficial para livre acesso de trafego os 84 quilômetros da Rodovia federal BR 174


A cerimônia foi realizada no Centro Social do Distrito de Democracia, e teve a presença


Agora é oficial... A BR 174 está liberada pelo DNIT para tráfego. Obrigado Dep. Alfredo Nascimento e De. Fábio - Superintendente do DNIT no Amazonas.
Superintendente Regional do DNIT-AM Dr. Fábio Galvão acompanhado do Deputado Federal Alfredo Nascimento realizaram na manhã do último sábado (12) a entrega oficial para livre acesso de trafego os 84 quilômetros da Rodovia federal BR 174, conhecido Ramal de Democracia.

A cerimônia foi realizada no Centro Social do Distrito de Democracia, e teve a presença do Prefeito Lúcio Flávio do Rosário, Vice-prefeito Paulo Sérgio e toda sua equipe de trabalho, bem como as presenças de representantes de varias instituições locais, também estiveram presentes os vereadores da base aliada ao governo municipal de Manicoré.

“Entendemos que o primeiro passo nós de Manicoré já demos. Agora vamos lutar para que a BR 174, também seja asfaltada. Aqui ficam os nossos agradecimentos a todos os Manicoreenses, que estão junto conosco nessa batalha” Disse Paulo Sérgio (PSC), vice-prefeito de Manicoré.


Edy Lima DRT/AM 1823  



quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Aprovada anulação da portaria que suspendeu pagamento do seguro-defeso

O valor do seguro corresponde a um salário mínimo por mês durante

(Foto: acritica.uol.com) Queria dizer aos pescadores que estamos derrubando uma portaria para lhes garantir o benefício

Foi aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (9), o Projeto de Decreto Legislativo (PDS)384/2015 que suspende a Portaria Interministerial 192/2015, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ministério do Meio Ambiente. A portaria interrompeu por 120 dias o pagamento do Seguro-Defeso, uma espécie de seguro desemprego pago aos pescadores artesanais durante o período de paralisação da pesca para preservação das espécies.

A medida do governo federal havia cancelado, no início de outubro, o pagamento de dez períodos de defeso em vários estados do país até que fossem concluídos o recadastramento dos pescadores artesanais e a revisão dos períodos de defeso pelos Comitês Permanentes de Gestão e Uso Sustentável de Recursos Pesqueiros. O valor do seguro corresponde a um salário mínimo por mês durante toda a temporada de suspensão da pesca.

O senador Omar Aziz (PSD-AM) defendeu a suspensão da portaria, que estaria prejudicando pescadores por todo o país. O senador, no entanto, destacou que o Congresso apoia o recadastramento dos pescadores e a revisão dos defesos.

- Queria dizer aos pescadores que estamos derrubando uma portaria para lhes garantir o benefício, mas, nenhum de nós é contrário a que se faça um minucioso cadastramento dos pescadores artesanais. De forma alguma o Senado quer passar a mão na cabeça daqueles que estão usando o benefício sem ter esse direito – declarou.

O PDS 384/2015, do deputado Silas Câmara (PSD-AM),  vai agora à promulgação.

Fonte: Agência Senado 


Poder executivo de Manicoré inaugura nesta sexta-feira mais uma quadra de esporte

O ex-prefeito de Manicoré, Nena vai está presente no evento

(Foto: Arquivo Edy Lima) Quadra Poliesportiva da escola municipal Marta Ferreira, ainda em fase de construção  



O governo municipal de Manicoré inaugurará mais uma Quadra Poliesportiva em Manicoré. Dentre muitas delas, dessa vez a escola a ser contemplada é o Centro Educacional Marta Ferreira de Manicoré. A quadra a ser inaugurada pelo governo municipal terá o nome do saudoso árbitro de futebol João Constantino de Moraes (João Dodó), que teve seu nome consagrado como um dos maiores dispostas de Manicoré, na época.


A cerimônia de inauguração está prevista para as 9h da manhã dessa sexta-feira (11) de dezembro. Na inauguração da Quadra Poliesportiva, esta prevista a visita do deputado federal Pauderney Avelino e do ex-prefeito de Manicoré, Manoel Galdino o (Nena). A inauguração contará com o prefeito de Manicoré Lúcio Flavio do Rosário, do vice-prefeito Paulo Sérgio Barbosa (PSC), de vereadores da base aliada ao prefeito, secretários de governo e a população em geral.


Edy Lima DRT/AM 1823

Assembleia entrega comenda da Ordem do Mérito Legislativo do Amazonas a 24 personalidades, nesta quinta-feira

A Ordem do Mérito Legislativo foi instituída nos termos da Resolução Legislativa 

(Foto: Aleam) O Deputado Esdual Francisco Souza do PSC, também estará presente nas entregas das medalhas



A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza nesta quinta-feira (10), a partir das 17h, a cerimônia de entrega das comendas “Ordem do Mérito Legislativo”, na qual 24 personalidades da sociedade brasileira serão homenageadas por seus trabalhos e serviços oferecidos ao país.

A Ordem do Mérito Legislativo foi instituída nos termos da Resolução Legislativa nº 319, de 14 de agosto de 2002, e é concedida a chefes de Estado e de governo, políticos, magistrados, membros do Ministério Público, militares, diplomatas, professores, cientistas, escritores, servidores públicos, desportistas e outras personalidades pelos respectivos e relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público.

Cada deputado estadual indica um homenageado, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa mais e o Conselho da Ordem da Medalha, outro. Como dois deputados não apontaram nenhuma personalidade a ser homenageada, serão entregues 24 medalhas, nesta quinta, no auditório Belarmino Lins, na sede da Aleam.

Confira aqui a lista dos homenageados:


Homenageado
DEPUTADO
Secretária da AADES Ana Paula Machado de Aguiar
Francisco Souza
Procuradora de Justiça Antonina Couto do Vale
Wanderley Dallas
Ex-prefeito de Parintins
Benedito de Jesus Azedo
Serafim Corrêa
Padre Celestino Ceretta (N. Sra. Fátima)
José Ricardo
Cel. PM James Frota Lobato
Abdala Fraxe
Atleta de fisioculturismo Daniely de Souza Castilho
David Almeida
General Ex. Eduardo Villas Boas
Alessandra Campêlo
Cabo PM Erivam Garcia Reis
Sinésio Campos
Prefeito de Urucará Felipe Antônio
Belarmino Lins
Geólogo José Jacob Fanton
Sabá Reis
Médico Jefferson Martins Holanda
Josué Neto
Juiz Jomar Fernandes
Bosco Saraiva
Geólogo Laene Conceição Gadelha
Cabo Maciel
Major PM Raimundo Orleans Neves – Diretor de Segurança da Aleam
Mesa Diretora
Conselheiro do TCE Mário Mello
Conselho da Ordem
Pastor Rui Alves Souza Júnior
Carlos Alberto
Ouvidora geral Zanele Rocha Teixeira
Ricardo Nicolau
Ginecologista Zélia Campos
Luiz Castro

Pedro Florêncio Filho
Dr. Gomes
Dep. Federal Jair Bolsonaro
Platiny Soares
Raimundo Ferreira Conde – coordenador da SEduc/Manacapuru
Orlando Cidade
Empresária Ana Maria Melo (Tropical Multiloja)
Augusto Ferraz
Reitor UEA Cleinaldo de Almeida Costa
Adjuto Afonso
Artista plástico Jair Mendes
Bi Garcia


Com Informação da Assessoria 

sábado, 5 de dezembro de 2015

Ufam define dia 28 de fevereiro como nova data de realização das provas do PSC 2016

As provas, até então marcadas para 29 de novembro, foram suspensas após indícios de vazamento de questões. Com a nova data, também há um novo cartão de confirmação de inscrição


A Polícia Federal investiga as suspeitas de vazamento das questões do PSC (Marcio Silva)



A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou na manhã desta sexta (4) a nova data de aplicação das provas das três etapas do Processo Seletivo Contínuo (PSC), que ocorrerá dia 28 de fevereiro de 2016.
As provas, anteriormente marcadas para serem aplicadas no último dia 29 de novembro de 2015, foram suspensas em virtude de fortes indícios de vazamento de questões, o que está sob investigação da Polícia Federal.
“A suspensão das provas para todas as etapas objetivou assegurar a lisura do concurso e a igualdade de condições para todos os candidatos. Toda nossa equipe, que envolve servidores e colaboradores, está mobilizada para preparar o exame e aplicar o PSC no dia 28/02”, declarou a reitora Márcia Perales.
Novo cartão de confirmação
No dia 1º de fevereiro, um novo cartão de confirmação de inscrição (CCI) será disponibilizado para os estudantes no sitewww.comvest.ufam.edu.br. Devido algumas escolas terem entrado em processo de reforma, houve alteração nos locais de prova para alguns candidatos.
Conforme recomendação da Comissão Permanente de Concursos da Ufam, os candidatos devem imprimir este novo cartão de confirmação de inscrição que consta o mais recente local de realização da prova. Entretanto, alguns estudantes não tiveram alteração nesse item e permanecerão com mesmos locais de prova.
*Com informações da assessoria de imprensa


Radialista Edy Lima de Manicoré entrevistará o Deputado Francisco Souza

Francisco Souza verificou o andamento da obra e conversou 

(Foto: Aleam) O deputado Francisco Souza (PSC) percorreu parte da BR-319, que liga a cidade de Manaus



O Deputado Estadual Francisco Souza (PSC), participará através via telefone de Manaus, nesta segunda-feira (07) de uma entrevista ao programa de rádio “Gerando Oportunidade” apresentada pelo radialista Edy Lima (O maracanã da Amazônia), de Manicoré.  Souza em sua entrevista ao programa, falará do objetivo da viagem dele pela BR-319 e de demais parlamentares que percorreram parte da rodovia que liga Manaus a Porto Velho.  

O deputado Francisco Souza (PSC) percorreu parte da BR-319, que liga a cidade de Manaus a Porto Velho (RO). O objetivo da viajem foi verificar o andamento das obras de recuperação da rodovia, que foram desembargadas, oficialmente, na semana passada, após decisão do Tribunal Regional Federal (TRF).

Quem autorizou o fim do embargo foi o presidente do TRF da 1ª Região, desembargador federal Cândido Ribeiro.

Ele suspendeu a liminar proferida pela juíza da 7ª Vara da Justiça Federal do Amazonas, Aline Soares Carnaúba, que paralisou a obra.

O trecho que estava embargado pelo Ibama corresponde ao “meião”, que fica entre os quilômetros 250 e 650.
Francisco Souza verificou o andamento da obra e conversou com operários que faziam o asfaltamento da rodovia.

Souza fez questão de saber qual a qualidade do asfalto usado na estrada e qual o prazo para execução dos serviços.

Segundo Francisco Souza a liberação para a recuperação da BR-319 é uma vitória para o Amazonas. “O primeiro passo já foi dado, agora é correr o atrás da manutenção da rodovia. Sei que nossa emancipação econômica, política e social está próxima, por isso vim pessoalmente inspecionar as obras”, disse Souza.


Com Informação da Assessoria e Edy Lima.



quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Governo municipal de Manicoré inaugurará mais 4 escolas na zona rural, e vai entregar mais um Grupo Gerador

O governo municipal também vai entregar para a comunidade de Verdum

(Foto Arquivo Edy Lima) Desta vez, 4 escolas municipais serão inauguradas e entregues aos comunitários


O Vice-prefeito de Manicoré, Paulo Sérgio Barbosa (PSC), entrou em contato, ontem (01) com radialista Edy Lima, no horário do programa ‘Gerando Oportunidade’, para parabenizar os aniversariantes do dia, do mês de dezembro, e em especial, pediu para que o radialista Edy Lima, parabeniza-se em nome do mesmo, o diretor do hospital regional- local, Isaque Dantas, que completou mais uma primavera dia 1 de dezembro.

Também disse que nesta quarta-feira (02) de dezembro, o prefeito Lúcio Flávio e o vice-prefeito Paulo Sérgio, a secretária de educação do município, Elda Lúcia, ambos com suas comitivas estarão indo para o interior do município de Manicoré, para mais uma etapa de inaugurações de grupos escolares, na Zona Rural.

Desta vez, 4 escolas municipais serão inauguradas e entregues aos comunitários. As escolas estão situadas nas comunidades de: Ribamar, Porto Seguro, Amparo e Paraíso, todas no baixo madeira. O governo municipal também vai entregar para a comunidade de Verdum, um “Grupo Gerador” (114), que vai auxiliar não só a comunidade de Verdum, mais outras comunidades adjacentes.


Edy Lima DRT/AM 1823

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Prefeitura de Manicoré paga “Subvenção da Borracha”, no interior

A Prefeitura de Manicoré, através da Secretaria Municipal de saúde (Sensa)

(Foto: Ascom) São pacotes de investimentos que o governo municipal de Manicoré


A Prefeitura de Manicoré, através da Secretaria Municipal de saúde do Município de Manicoré (Semsa), entregou nesse último fim de semana na comunidade do lago do Atininga, ambulanchas, que vão ajudar pacientes comunitários ribeirinhos em caso de emergência, trazendo os mesmos até á cede do município, onde terão atendimentos mais apropriados.

O governo municipal também inaugurou a Escola Municipal da Comunidade de Santa Terezinha e a Escola Municipal de Terra Preta. A aproveitando a ida nessas comunidades, Lúcio Flávio, prefeito de Manicoré, e o vice-prefeito Paulo Sérgio (PSC), ambos fizeram o pagamento da subvenção da borracha.

São pacotes de investimentos que o governo municipal de Manicoré, vem realizando em prol da sociedade manicoreense. Estiveram presentes os prefeitos de Manicoré, Lúcio Flávio, o vice-prefeito Paulo Sérgio (PSC), vereadores, secretário de saúde do município Yuri Lelo Reis e demais secretários de governo.

Edy Lima DRT/AM 1823

  


sábado, 28 de novembro de 2015

Provas do PSC da Ufam só serão realizadas em 2016, diz reitora após anunciar cancelamento

Em coletiva de imprensa realizada na tarde deste sábado (28), a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, informou ainda que as novas provas do exame só serão realizadas no ano que vem


Durante a coletiva, reitora da UFAM falou sobre o vazamento e sobre a nova data da prova (Evandro Seixas )

Após a confirmação da suspensão do Processo Seletivo Contínuo 2016, a reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora Dra Márcia Perales Mendes Silva informou que as novas provas do exame só serão realizadas no ano que vem.  O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada no gabinete da reitoria da Ufam, na tarde deste sábado (28).
“A decisão foi tomada diante dos fortes indícios de vazamentos de algumas questões da nossa prova. Diante disso, tomamos a decisão de suspender o certame de amanhã (domingo) para que seja preservada aquilo que é crucial no concurso que é a lisura e igualdade de condições dos nossos candidatos”, afirmou a reitora. “Não queremos e permitiremos que nenhum candidato possa ter nenhuma vantagem em relação a outro”, acrescentou a reitora.
A situação inédita no histórico do exame no Amazonas, afeta quase 68 mil estudantes de todos os 62 municípios do Estado, além de colaboradores, fiscais e envolvidos.
As provas do PSC são elaboradas e impressas pela Comissão Permanente de Concursos (Compec) da própria Ufam. “São os professores da casa que elaboram as questões, e a impressão toda é feita no prédio da comissão. Nossa sala é adequada, de aproximadamente 80 metros quadrados”, explica a presidente da comissão, professora Ana Galota.
A comissão distribuiu para cada escola onde seriam realizadas as provas, anúncios para a divulgação da suspensão da avaliação. 
Novas datas
Sobre a realização de um novo exame, a reitora da Ufam garantiu que é inviável a execução ainda este ano. "Acreditamos que no início de 2016, pois é muito difícil organizar essa avaliação. Em menos de um mês de não é possível", afirmou.
Indagada sobre o cruzamento de datas da divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o que consequentemente influencia na decisão aluno que cursa o PSC, a reitora acrescenta que as avaliações são diferentes e considera que isso independe do resultado.
Investigações
A reitora relatou que ficou ciente do ocorrido no início da tarde deste sábado (28) através de uma busca de informações e logo após, foram tomadas as devidas providências.
"Já protocolamos e tomamos as medidas necessárias junto à Polícia Federal para que as investigações sejam iniciadas. Acreditados que será uma investigação rigorosa", garante.
Cancelamento desaponta

Para o estudante do 2° ano do ensino médio, Matheus José Monteiro a notícia do cancelamento é absurda. "Eu me preparei muito para essa prova, estou estudando há meses e acho isso uma falta de consideração. Não sei o que houve, mas espero que apurem e vejam quem é o culpado por esse possível vazamento", afirmou o jovem de 17 anos.
Para o internauta Mike Lohan, a decisão é desestimulante. “Mais tempo pra estudar "vírgula", isso desestimula demais quem passou o ano todo pagando cursinho e se dedicando pra no final essa prova ser adiada”.
Em números

68 mil
É o número de candidatos prejudicados com a suspensão do Processo Seletivo Contínuo (PSC-UFAM). Para a reitora, o cancelamento da avaliação economiza cerca de 1 milhão de reais para a instituição.
Blog, Lucas Mateus dos Santos de Jesus, pretende cursar Ciências Contábeis na Ufam

“De certa forma o cancelamento é justo, pois se ocorreu o vazamento, percebemos que uma pessoa iria se sobressair diante todos os outros concorrentes que se esforçaram e estudaram o ano inteiro, ou seja, não se sairiam tão bem quanto as pessoas que tiveram acesso à prova.


Nos preparamos o ano todo, as escolas já são focadas para essas provas, ficamos ansiosos, descansamos e isso é um pouco frustrante, pois queria fazer uma boa prova e ser aprovado no curso que escolhi. Um vestibular depende do outro, então focamos nos outros também. É errado dizer que os vestibulares são independentes, pois se vamos mal em um, corremos para o outro, então dependemos de todos os outros também”.


ALEXANDRE PEQUENO